fbpx

5 minutos de leitura

Os produtos digitais contribuem para a produtividade e a confiabilidade das soluções que empresas dos mais diversos setores oferecem para os seus clientes. Acontece que dentro de grandes organizações, a equipe de TI muitas vezes não consegue absorver totalmente às necessidades pontuais dessa área. Diante disso, o modelo Tailor Made se mostra como uma excelente alternativa.

Veja, neste artigo, como o Tailor Made funciona e de que forma podemos montar um time temporário, porém, competente, dedicado a criar produtos digitais 100% customizados. Boa leitura!

O que é Tailor Made?

O termo, em inglês, Tailor Made, que significa “feito sob medida”, traduz muito bem a ideia de customização. Quando ele é aplicado a produtos digitais, resulta em projetos adaptados às particularidades da empresa, com qualidade e eficiência superiores às soluções prontas.

Apesar de os softwares prontos também terem as suas vantagens, geralmente, não permitem muitas adaptações para as exigências do negócio. Outro ponto é que os valores também costumam ser elevados.

Mas ainda em relação a um processo Tailor Made, é importante destacar que as etapas não fogem muito desta lista:

  • Analisar os requisitos;
  • Estimar o tempo e as fases de design e desenvolvimento;
  • Estabelecer entregas periódicas;
  • Fazer pequenos ajustes de funcionalidade e design durante os ciclos de entregas, de modo a alinhar o escopo do projeto às expectativas do negócio.

É claro que para que estes passos funcionem conforme o esperado, é fundamental contar com um time de profissionais com a qualificação necessária para atender às suas demandas. Vejamos, então, o que é preciso para montar essa equipe.

Como construir uma equipe Tailor Made?

Os métodos para formar uma equipe Tailor Made podem variar, mas listamos, a seguir, algumas particularidades para se ter em mente.

Composição da equipe

Normalmente, para a construção de um produto digital, precisamos de um time com estes especialistas:

  • Gerentes de produto ou product owners;
  • Líderes de tecnologia e de design;
  • Designers de interface com o usuário e experiência do usuário;
  • Desenvolvedores front-endback-end e full stack;
  • DevOps;
  • Quality assurance.

O ideal é que os participantes não acumulem funções, mas pode ser que uma equipe com um designer o considere também como o líder de design. Por outro lado, é preciso evitar que quem tenha um cargo de gestão também assuma responsabilidades de execução. Tudo isso garantindo que não haverá comprometimento na qualidade da entrega deste profissional e do projeto como um todo.

Metodologia utilizada

Outro aspecto ao qual é preciso ter atenção é a metodologia de desenvolvimento que será utilizada, alguns dos nomes mais conhecidos são Scrum, Kanban e Extreme Programming (XP). Confira qual será a preferência do time e procure entender os motivos para a escolha.

Como você certamente deseja que o produto digital seja entregue no melhor prazo possível, e provavelmente tem interesse em acompanhar a evolução do projeto, o uso de metodologias ágeis (Agile) é o mais indicado.

Recrutamento do time

Há muitas empresas dedicadas à terceirização de desenvolvimento de software. Os modelos de contratação variam, mas os mais tradicionais são aqueles que já têm uma equipe fixa e alocam os colaboradores conforme a demanda.

Contudo, têm surgido negócios especializados em montar uma base de profissionais independentes, selecionando os mais indicados para as demandas e acompanhando o andamento do projeto. Essa pode ser a melhor alternativa para otimizar os custos com a criação do seu produto digital e ainda economizar o seu tempo para formar a equipe.

Como a BossaBox pode solucionar esse problema?

A BossaBox é um marketplace de tecnologia, conectando freelancers com empresas que demandam produtos digitais. Sua expertise é organizar times sob medida, de acordo com a complexidade do projeto, e garantir que dois gerentes experientes, um com foco em produto e outro em negócio, coordenem todo o processo de desenvolvimento e interface com o cliente.

Confira, a seguir, alguns dos nossos diferenciais!

Rede de Prolancers

Chamamos nossos freelancers de Prolancers, que nada mais são que freelancers profissionais. São especialistas comprometidos com o trabalho que se dispuseram a fazer e com o resultado daquilo que são capazes de criar.

Como são pessoas que gostam de desafios e que trabalham remotamente, normalmente com horários flexíveis, são perfeitas para compor times Tailor Made de alta performance. Para fazerem parte da base da BossaBox, eles passam por um processo rigoroso de curadoria e seleção, que certifica que estão aptos a seguirem os métodos próprios da empresa. Por meio de testes e entrevistas a BossaBox consegue comprovar as habilidade destes profissionais baseados no que há de mais poderoso em metodologias ágeis.

Dashboard de gestão e comunicação

Depois do levantamento de requisitos e da proposta para o desenvolvimento do produto digital, o cliente tem acesso a um dashboard completo com as informações essenciais sobre o seu status. Nele, você encontra as seguintes funcionalidades:

  • Acesso aos arquivos e referências pertinentes ao projeto;
  • Consulta à proposta, ao orçamento e ao prazo de desenvolvimento;
  • Contato com o gerente de produto e de negócio (tem a responsabilidade de atender em horário comercial, mas poderá ser contactado em outros instantes, de acordo com a disponibilidade individual);
  • Chat com todo o time, entre outras ferramentas.

Vale lembrar que é possível consultar a plataforma quando quiser, além de fazer a integração com Slack, Trello, InVision e outras ferramentas perfeitas para a gestão e criação de softwares.

Custo reduzido

Montar um squad remoto de alto nível com as vantagens que vimos até aqui é uma solução que garante um ótimo retorno sobre o investimento. Neste caso, você terá um alinhamento estratégico com o seu negocio, entretanto não terá preocupações com recrutamento, entrevistas e nem despesas com contratação de pessoas.

Além disso, não será preciso alocá-las em um espaço físico, economizando em eletricidade, internet, móveis e equipamentos eletrônicos.

Diante de todas estas vantagens, se a sua empresa tem demandas específicas para soluções de tecnologia, recomendamos fortemente a construção de um software Tailor Made. E para um produto digital personalizado, nada melhor que um time organizado sob medida, para entregar o projeto com a agilidade e a qualidade que sua organização exige.

Gostou do artigo? Quer conhecer ainda mais vantagens de uma equipe de freelancers profissionais, que trabalham a distância? Veja o nosso post sobre os benefícios de ter um time de desenvolvedores e designers remotos!

Você pode também gostar