5 minutos de leitura

O que Bill Gates (Microsoft), Arianna Huffington (The Huffington Post; BuzzFeed), Steve Jobs (Apple), Jack Dorsey (Twitter), Jeff Bezos (Amazon) e Elon Musk (PayPal; SpaceX) te recomendam?

1. Leia

O bilionário e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, tem na leitura a sua válvula de escape. Todos os dias antes de dormir, ela passa uma hora lendo um livro, seja de política ou eventos atuais. Além de ampliar o conhecimento, a leitura diária também melhora a memória. Um estudo de 2009 da Universidade de Essex revelou que ler pelo menos seis minutos por dia pode reduzir os níveis de estresse em até 68%.

Outra vantagem é a melhora de sua saúde mental. Um estudo realizado na Grã-Bretanha mostrou que pessoas que estimulam suas mentes através da leitura reduzem o seu declínio cognitivo em uma média de 32% à medida que envelhecem.

Anúncio

2. Desplugue-se

Após desmaiar de exaustão, a co-fundadora do site de notícias The Huffington Post, Arianna Huffington tem se “desplugado” religiosamente. Todas as noites antes de dormir, ela coloca o telefone em outro cômodo para que não se distraia com ele antes de dormir.

A ciência prova que ela pode estar certa. De acordo com o Dr. Charles Czeisler, professor de medicina do sono na Universidade de Harvard, as luzes brilhantes produzidas pelas telas do celular perturbam nosso ritmo de sono natural, “enganando” o corpo ao fazê-lo pensar que é dia. As luzes enviam uma mensagem para o cérebro, que impede a liberação de determinados mediadores químicos, tornando muito mais difícil dormir.

3. Medite

Nossa mente gera uma série de pensamentos a todo instante, e nós geralmente não estamos cientes desse processo. Mas esses pensamentos são poderosos e às vezes podem se transformar em um espiral estressante e negativo, que acaba por nos controlar.

A meditação fornece ferramentas poderosas para você se tornar observador de sua mente e, por sua vez, evitar que impulsos e pensamentos negativos se formem, levando a uma vida menos estressante.

Steve Jobs, co-fundador da Apple, foi um forte adepto da meditação: “Se você apenas sentar e observar, você perceberá como sua mente é inquieta. Se você tentar acalmá-la só vai piorar as coisas, mas com o tempo ela se acalma… Sua mente simplesmente desacelera e você vê uma tremenda expansão no momento. Você vê muito mais do que poderia ver antes”.

4. Mantenha-se simples e planeje

Quando a pressão começar a crescer, elimine os ruídos e foque-se nas tarefas ao seu alcance. Manter as coisas simples vai ajudar a colocar o trabalho em perspectiva e o fará parecer mais manejável.

Kenneth Chenault, CEO da American Express, gosta de gerir seu tempo de uma maneira bem simples. À noite, ele planeja três coisas que quer fazer no dia seguinte, dessa forma, ele pode acordar de manhã e começar a trabalhar de imediato em suas tarefas mais importantes.

Um estudo dos anos 90 embasa essa prática. Pesquisadores confirmaram que alunos com melhores habilidades de gerenciamento de tempo desenvolvem aptidão escolar real e têm mais sucesso acadêmico.

Jack Dorsey, co-fundador e co-criador do Twitter, simpatiza com esse hábito: “Eu acho que geralmente o estresse vem de coisas inesperadas… Quanto mais você puder definir uma cadência em torno do que você faz e quanto mais ritualmente e consistentemente você construir o seu cronograma, menos estresse você vai sentir.

E olha, depois de tentar todas, essa dica foi a que mais me rendeu frutos no curto prazo. Basta você planejar um dia que irá perceber o aumento de produtividade. A mágica acontece no fato de não ter que pensar qual vai ser a sua próxima ação. Não existe fricção e perda de tempo entre tarefas. Sem falar que seu dia se torna muito mais estratégico, visto que você prioriza as ações de maior impacto e tem uma visão mais geral do que tem que ser feito para alcançar um objetivo. Além disso, você não fica a mercê de fazer o que der na telha, é um processo muito mais ativo, você que está no controle de tudo. Alias…….

5. Tome controle de tudo

É o famoso “sem mimimi”. Tome controle do que está a sua frente. Se você tem capacidade e intelecto para resolver o que está te enchendo o saco, não se estresse, apenas vá e resolva, meu caro.

Jeff Bezos, fundador da Amazon.com, segue esse princípio: “O estresse vem principalmente de não agir em relação a algo que você pode ter algum controle sobre… Eu acho que é assim que eu o identifico os principais pepinos, faço o primeiro telefonema, envio o primeiro e-mail, isso reduz drasticamente qualquer estresse que possa vir a partir daí”.

Ao invés de deixar o estresse impedir o seu progresso, tire o estresse da equação e siga em frente. Ao simplesmente fazer isso e não se preocupar, a formação do estresse será evitada e um grande peso sairá de seus ombros.

O co-fundador do PayPal, Elon Musk, é um entusiasta desse conselho: “As pessoas certamente deveriam ignorar o medo, se ele for irracional. Mesmo se for racional e valer a pena, vale ainda mais a pena prosseguir”.

6. Alcance o equilíbrio

Trabalhar sem parar só vai te levar ao esgotamento e declínio na produtividade. Tirar uma folga ou fazer um intervalo para equilibrar o seu trabalho e sua vida pessoal o manterá revigorado.

Susan Wojcicki, CEO do Youtube, diz que “Eu acho que é realmente importante tirar uma folga… E eu descobri que às vezes você tem ideias muito perspicazes durante um momento de descanso.”

Lembre-se de uma coisa

Os maiores fundadores lidam com o estresse não com uma habilidade inata, mas sim com uma habilidade que desenvolveram com trabalho duro e consistência. Cada uma dessas dicas também pode ser incorporada por você, basta escolher a que mais se adapta e ser fiel a ela. A recompensa é uma vida mais produtiva e saudável, e isso é fundamental para um empreendedor.

 

Você pode também gostar
Leia também

Se for escrever, escreva como você fala