5 minutos de leitura

Esse artigo não é um manual de auto-ajuda que vai te transformar em um bilionário ultra produtivo do dia pra noite. Quero deixar isso bem claro. É apenas uma confissão das coisas que EU faço no meu dia a dia que me ajudam a ser mais eficiente.

Ao final do artigo, espero ter passado algumas dicas acionáveis que possam te ajudar a aperfeiçoar o seu cotidiano profissional.

Vamos às coisas que eu faço para ser mais produtivo:

Minha manhã começa de noite

Esse hábito é muito importante para minha produtividade. Eu me organizo ao máximo todas as noites para sair de casa o mais rápido possível na manhã seguinte.

Lavo a louça, faço a marmita, deixo ajeitado o que vou comer no café da manhã, vejo o clima, separo as roupas que vou usar e arrumo minha mala. Tudo da forma mais eficiente e rápida que eu conseguir. Esse processo todo geralmente consome 45 minutos da minha noite.

Fazer tudo isso é importante pra mim porque eu sou uma pessoa extremamente preguiçosa ao acordar e essa sensação de ter tudo pronto me estimula a levantar da cama e sair de casa. Um processo que antes era muito árduo, se tornou relativamente agradável.

Acordo sempre no mesmo horário

Eu sou muito cético quanto ao senso comum de que você deve acordar muito cedo todos os dias para ser mais produtivo. Pessoas são diferentes, algumas gostam de trabalhar a noite e outras de manhã. Você deve entender o que é melhor para você, não vá pelo que a sociedade fala.

No meu caso, sou mais produtivo no período da manhã. Mas como tenho dificuldade para dormir e para acordar, não me forço a levantar todos os dias às 6 horas.

Ao invés disso, eu acordo lá pelas 9h, mas sempre no mesmo horário, sem restrições. Isso me ajudou a criar um relógio biológico um tanto quanto eficiente, coisa que tornou minha manhã ainda menos árdua.

E, principalmente, eu durmo o suficiente. Acho meio ridículo quando as pessoas ficam se gabando porque não dormiram nada, que estão cansadas, trabalharam demais. Elas falam como se estivessem reclamando, mas no fundo, todos sabemos que elas estão se gabando.

Não conseguir dormir direito é erro seu. Você que gerenciou o seu tempo errado. Dormir é importantíssimo não só para sua produtividade, mas também para sua saúde.

Meu café da manhã é bem reforçado

A maioria das pessoas tem o costume tomar um café da manhã mais enxuto, seja por pressa ou por não gostarem de comer logo que acordam. E tudo bem, pessoas são diferentes.

Pra mim o que funciona é um café da manhã reforçado. Ovo mexido, um lanche de presunto e queijo, frutas, granola, muita água e muito café, óbvio. Essa rotina me ajuda a ter mais prazer pela minha manhã, o que melhora o meu humor, o que melhora minha produtividade. Simples.

Qualquer tipo de exercício

Para minha rotina, é muito importante que eu faça qualquer 15 minutos de exercício na parte da manhã para que eu acorde de vez. Como eu vou a pé para o escritório, já resolvo dois problemas de uma vez.

Andar, mesmo que 1 quilômetro e meio, me ajuda a ficar mais alerta e focado. Além disso, é um tempo a mais que eu tenho para pensar e me planejar.

Lista de tarefas + agenda

Outro ponto importante. Mantenho sempre uma lista de tarefas no Trello para saber o que devo fazer e o que já foi feito. Isso me ajuda a me organizar e diminuir o tempo entre uma tarefa e outra.

Além disso, toda vez que arrasto uma coisa da lista “a fazer” para “feito, minha motivação pra completar a próxima vai lá pra cima. Essa dica não é novidade, mas é válido mencionar.

Outra coisa que eu faço é organizar essa lista de coisas em um Google Calendar bem detalhado. Esse hábito me ajuda a gerir melhor o que eu faço com meu tempo.

Nada de multitasking

Pra mim não rola muitas coisas ao mesmo tempo. Sei que sou muito mais produtivo quando faço uma coisa de cada vez com 100% de foco.

Eu não gosto muito de multitasking porque sempre fico com a sensação de que as tarefas são eternas e que pouca coisa foi feita. Acaba com a minha motivação. Mas isso é minha opinião. Se seu trabalho exige multitasking ou se pra você faz sentido, só vai.

Tarefas curtas agora

Eu costumo parar o que estou fazendo para realizar tarefas mais simples, como falar com alguém no WhatsApp ou pagar uma conta.

Isso me ajuda a esquecer tudo que fica lá no fundo da minha cabeça me atordoando e a ficar menos estressado pra fazer as coisas que realmente são importantes.

Exercício mais forte

Depois de um dia inteiro trabalhando, eu já estou bem estressado com tudo a minha volta. Então eu vou pra academia desestressar, coloco um fone de ouvido e esqueço um pouco.

Serve como se fosse uma recarga emocional pra mim.

Dois livros

Logo antes de dormir, eu leio algumas páginas de dois livros que estou lendo no momento. Essa foi uma dica que eu peguei na SuperInteressante quando era mais novo. O artigo falava que ler dois livros ao mesmo tempo ajudava bastante na memória cognitiva. Decidi tentar e pra mim deu muito certo.

Gosto de combinar sempre um de ficção com um mais prático e aconselho bastante você fazer o mesmo.

Como empreendedor, sei que produtividade é um fator bem importante na vida de vocês então quis compartilhar um pouco o que eu faço para melhorar a minha. Espero ter ajudado de alguma forma.

 

Você pode também gostar