7 minutos de leitura

Se você é Product Manager, Product Designer, DevOps, Quality Assurance, Tech Lead, Desenvolvedor ou Desenvolvedora, você já sabe que, há anos, a forma como profissionais de tecnologia operam está mudando em alta velocidade. O futuro do trabalho é hoje!

Enquanto você lê este artigo, há milhares de pessoas altamente produtivas e criativas trabalhando de maneira coordenada, de todos os cantos do planeta. São os Prolancers: a nova geração de profissionais independentes que está transformando a maneira de produzir no mundo digital. Não é carteira assinada, não é freelancing.

Entenda neste artigo o que é ser prolancer e como essa nova possibilidade chegou para trazer muitos benefícios aos profissionais de Tecnologia.

Trabalho remoto: uma nova dinâmica para uma nova era

Quando falamos em Futuro do Trabalho, a primeira coisa que deve vir à sua mente é o trabalho remoto. A pandemia de Covid-19 mudou as relações de trabalho no mundo inteiro. No Brasil, muitos dos adeptos ao CLT começaram a trabalhar em home office, ganhando maior autonomia e flexibilidade. O modelo distribuído realmente chegou para ficar. Atualmente, sites de vagas já oferecem trabalhos remotos para tech leads e posições relacionadas.

Por outro lado, indo além do anywhere office, a ideia de trabalhar de maneira mais livre ainda amedronta muitos(as) profissionais, que se resistem a acreditar que é possível ter estabilidade financeira e atuar no que são apaixonados(as) e experts, por fora do famoso sistema da “carteira assinada”.

Mas, em setores como o de tecnologia, o remoto e o freelancing não são novidade. Poderíamos tratar esses fatores como algo revolucionário 10 anos atrás. Uma coisa é fato: o mercado está apenas nos alcançando.

Da Gig Economy à Passion Economy

Em oposição aos sistemas de estruturação corporativa tradicionais, freelancers online de tecnologia estão dominando o mercado. Esses(as) profissionais buscam maior autonomia, liberdade e flexibilidade ao não ter qualquer vínculo empregatício com uma companhia.

Na última década, emergiu a Gig Economy: marketplaces no modelo “Uber”, que conectam profissionais autônomos a empresas com uma demanda pontual, permitindo que monetizem seu tempo e skills.

Mas essas vantagens vêm com um peso: frequentemente, o trabalho dos freelancers acaba sendo exaustivo e concentrado em produtos que não os(as) motivam, enquanto já estão prospectando novos potenciais clientes, para não correr o risco de ficar sem renda no mês seguinte. A uberização do trabalho não funcionou como esperado no meio de tecnologia. 

A Passion Economy vem como uma evolução desse modelo para sanar as dores de pessoas inquietas, que não vão se satisfazer com pequenos projetos e uma renda instável, ou com as burocracias e rotinas desgastantes do CLT.

Profissionais do futuro enxergam suas carreiras de uma forma diferente. Em vez de passar anos em uma empresa e crescer de forma linear, buscam experiências e desafios diversos. Para eles(as), o serviço de freelancer é mais do que uma renda extra. Essa é a Passion Economy, o modelo de trabalho que promete colocar o rumo da sua carreira nas suas mãos.

Plataformas inovadoras, que valorizam a individualidade e características pessoais de cada profissional, os(as) empoderam para encontrar projetos que, além de ter uma alta remuneração, sejam complexos, desafiadores e tenham um propósito no qual ele(a) acredita, promovendo uma nova relação entre pessoa e trabalho.

Prolancer: o melhor dos dois mundos

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando o que esse papo tem a ver com o Prolancer

Para que entenda melhor, pode-se dizer que esse modelo une o melhor do freelancing ao melhor do emprego tradicional, ao oferecer autonomia e flexibilidade, sem perder a estabilidade financeira, com um fluxo constante de trabalho.

Explicando de forma simples, uma pessoa Prolancer é uma freelancer profissional. E a principal diferença entre o seu dia a dia e o de uma pessoa freelancer é o foco na sua expertise.

Enquanto freelancersdevem se autopromover, correr atrás de clientes, fazer relacionamento e entregar o projeto da gestão ao desenvolvimento, a pessoa Prolancer delega grande parte dessas responsabilidades para uma empresa parceira, que cuida da negociação e relacionamento com clientes, além de oferecer apoio com as melhores ferramentas e metodologias, permitindo que foquem no seu trabalho e otimizem o seu tempo, evitando muito estresse e insegurança.

Esse ganho de tempo não só se traduz em uma maior produtividade, mas também em um balanço mais saudável entre a vida pessoal e profissão. Afinal, ser um bom profissional é ter um compromisso fiel com aquilo que você faz, mas também procurar o equilíbrio entre o trabalho e as outras instâncias necessárias da vida, como o descanso, os amigos, a família, a música e o que seja que faça você feliz.

Prolancing na prática

Prolancers são pessoas inconformadas, inquietas. Amam se desenvolver, se conectar e trabalhar com diferentes tecnologias e produtos. Sua paixão é combustível para inovação e, assim, transformam o mundo por meio da tecnologia.

Participam de squads remotos de alta performance, formados por Product Manager, Product Designer, Tech Leads, Analistas de Quality Assurance, DevOps, Desenvolvedores e Desenvolvedoras, e constroem produtos inovadores para grandes empresas como Housi, Gerdau, Unimed, Hering e muitas outras de diversos segmentos. 

Tudo isso com o apoio da BossaBox na gestão do trabalho com as melhores metodologias, frameworks e ferramentas do mercado. A cultura de produto enraizada nos squads é um ingrediente essencial para o sucesso dos projetos e do time.

Com responsabilidade, comprometimento e muita organização, é possível conciliar o trabalho remoto freelancer com CLT, sem inconvenientes. Muitos(as) profissionais começam conciliando os dois modelos, e depois passam a participar do desenvolvimento de diversos produtos, até deixarem o trabalho tradicional.  A previsibilidade de renda que o prolancing permite é um fator determinante para se decidir por esse caminho.

Fique com esse insight: ser Prolancer é mais que ser profissional remoto e mais que freelancer. São profissionais movidos(as) por sua paixão pela inovação, que se desafiam diariamente e são donos(as) da sua carreira, trabalhando de qualquer lugar do mundo.

Os benefícios de ser prolancer

Além da Passion Economy e de trabalhar remoto, como Prolancer, você terá a oportunidade de trabalhar em projetos inovadores de empresas líderes, que vão impactar milhões de usuários, além de fazer networking com profissionais incríveis, que vão potencializar o seu desenvolvimento.

O resultado disso é que profissionais prolancers têm em seu portfólio jobs freelancer dos quais se orgulham e que os posicionam com destaque no mercado.

Outro motivo que faz do prolancer o melhor emprego freelancer é a remuneração justa. Muitos sites que oferecem vagas para freelancer acabam oferecendo remuneração abaixo do mercado, mas na BossaBox essa não é uma prática! Oferecemos valores compatíveis com a média do mercado para profissionais seniores, além de garantir um escopo de trabalho bem definido, de modo que os profissionais não sofram com a sobrecarga na vida profissional e atuem somente nas áreas em que são especializados e apaixonados.

Quem pode ser prolancer?

Se você está procurando por vagas de desenvolvedor, programador, gerente de produto, quality assurance, product designer, DevOps e quer trabalhar como freelancer home office, então o prolancing é a melhor escolha para sua carreira. Entenda a seguir como se tornar prolancer e começar a atuar em projetos relevantes!

Como ser prolancer?

Para se tornar um(a) freelancer profissional hoje mesmo, é só completar estes 3 passos: 

  1. Cadastre-se gratuitamente como Prolancer na nossa plataforma; 
  2. Preencha seu perfil e se destaque para chamar a atenção de avaliadores;
  3. Receba notificações de novas vagas para trabalho remoto: com base nas informações que disponibilizar nas etapas anteriores, você receberá vagas em squads de produto compatíveis com o seu perfil e objetivos de carreira.

Agora que você já sabe o que é Prolancer e como se tornar, conheça a história de um profissional que transformou sua carreira com a BossaBox e dê o próximo passo na sua também!

Crie seu perfil de Prolancer e faça parte da transformação 🚀

Cadastre-se gratuitamente

Você pode também gostar