5 minutos de leitura

Olá!

Meu nome é Camila, sou estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal do ABC e estagiária na área de Desenvolvimento Web aqui no BossaBox. Agora que nos conhecemos melhor eu poderia começar nossa conversa falando sobres as dificuldades que nós, mulheres, encontramos ao escolher estudar/trabalhar em uma área massivamente masculina, como é a tecnologia, mas se você der um Google vai encontrar muito conteúdo sobre isso, então prefiro te mostrar que apesar das dificuldades, a tecnologia é uma área incrível, muito empoderadora e com muita gente legal, e super disposta a te ajudar.

Meu primeiro contato com tecnologia, mais precisamente programação, foi em uma das primeiras disciplinas que fiz na Universidade (na UFABC você não precisa escolher um curso específico logo ao ingressar, escolhi o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia porque queria fazer Engenharia Aeroespacial), até esse momento estudar Ciência da Computação nunca tinha passado pela minha cabeça – só até esse momento, foi amor à primeira linha de código. Fiquei fascinada com a possibilidade de dizer para o computador o que EU queria que ele fizesse e ele fazer! Nesse momento percebi que essa era a carreira que eu tinha que seguir, e me sinto muito feliz por ter tomado essa decisão.

Poder aprender sobre programação expande completamente seu universo, as ideias se tornam muito mais palpáveis, porque se tem noção de como tirá-las do campo abstrato e fazê-las aparecer em uma das telas que permeiam a vida de todos hoje em dia e isso é muito empoderador. Justamente por isso, esse conhecimento não pode ficar só nas mãos de uma parcela da população. É preciso que essa área fique cada vez mais diversa, afinal um campo que impacta a vida de tantas pessoas no mundo precisa de pessoas com vivências diferentes, que tragam suas experiências para cada projeto, fazendo com que o que for desenvolvido tenha sido pensado sob diversas perspectivas, podendo assim atender melhor cada vez mais pessoas.

Mas eu entendo perfeitamente que você possa achar que essa área não é pra você, uma vez que nós mulheres não somos muito incentivadas a escolher esse caminho, e se você se sente assim vou te dar uma dica que mudou muito minha vida.

Eu me sentia e ainda me sinto insegura em diversas situações, no entanto meu modo de lidar com essa insegurança vem mudando desde o dia em que resolvi participar de um evento de tecnologia voltado para mulheres.  Você não faz ideia do quão enriquecedor e libertador pode ser passar uma tarde em uma sala compartilhando experiências com mulheres maravilhosas que estão atuando no mundo da tecnologia. É incrível ver a quantidade de mulheres que se interessam por esse assunto e ver o ótimo trabalho que elas vêm fazendo. Elas se tornam a fonte de inspiração que não costumamos ter, afinal pouco se fala do trabalho feito por mulheres quando o assunto é tecnologia.

Participar desses eventos têm me feito entender que sentir insegurança é normal, ainda mais atuando em uma área onde somos minoria, mas não podemos deixar que isso nos paralise. Precisamos reconhecer que este sentimento existe e enfrentá-lo diariamente, aceitando fazer parte daquele grupo da faculdade por exemplo, participando de workshops, indo a meetups, pois com pequenas atitudes, podemos mudar muitas coisas em nossas vidas.

E pra ficar sabendo sobre esses eventos é importante conhecer os diversos projetos voltados para mulheres na tecnologia e ficar de olho no que está sendo feito, pois elas organizam diversas oficinas, meetups, palestras e afins, e além de absorver conhecimento, você tem a oportunidade de fazer networking, algo muito valioso nessa área, e quando você tem a oportunidade de se conectar com mulheres você está criando além de uma rede de contatos, uma rede de apoio, porque é incrível a cumplicidade e a sororidade experienciada nesses encontros. É muito bonito de ver e viver esses momentos, então saia da sua zona de conforto, enfrente o medo que você eventualmente possa sentir e, como já ouvi muitas vezes nesses encontros “se der medo, vai com medo mesmo”, porque você não vai se arrepender.

Aproveite esses momentos de troca para conhecer pessoas que têm interesses em comum com você, que possuem experiência no que você gostaria de aprender, afinal é sempre bom ter com quem conversar, com quem tirar uma dúvida, pedir uma ajuda, e você vai conhecer muitas pessoas legais que têm muita disposição em ajudar, em contribuir com a comunidade. E criar esse laço com mulheres pode ser muito mais fácil, mas saiba que também existem muitos caras legais, também super dispostos a ajudar e que acham muito importante conversar sobre esse assunto, afinal para que uma mudança real aconteça é preciso que os homens se engajem nesse processo conosco, e eu pessoalmente tenho tido experiências bastante positivas nesse sentido. Meus colegas de faculdade e de trabalho são super abertos para falar sobre isso, para ouvir sobre pontos que eles podem melhorar, e é muito bom vê-los cada vez mais se preocupando com essa questão e querendo contribuir para que o cenário atual de desigualdade deixe de existir.

Então não desista, venha ser uma mulher na tecnologia, venha conhecer esse universo incrível, cheio de mulheres maravilhosas, e sinta-se à vontade pra me contatar (camila@bossabox.com).

Vamos juntas, porque juntas somos ainda mais fortes <3

Você pode também gostar