7 minutos de leitura

Escrito por Larissa Chinaglia, Inbound da Mastertech

O que é esse tal de Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia que permite que o lead chegue até a marca. O objetivo é entender o momento em que o consumidor está e oferecer exatamente o que ele precisa. Como? Através da criação de personas, você vai identificar quais são as dores do seu lead, desenvolver algo que ajude ele, para no final convertê-lo em cliente. Na imagem abaixo você percebe os processos desse método.

Primeiro passo: Atrair

Primeiro atraímos um desconhecido para que ele se torne um visitante da nossa página. Isso pode acontecer por meio um post de blog, um infográfico, uma live. Você não vai empurrar uma propaganda de ração para cachorros na televisão do seu futuro consumidor, mas seu visitante pode te achar quando procurar um post sobre “as melhores rações do mercado” ou “como alimentar meu cachorro melhor?”.

Quando se trata de Inbound Marketing é importante que o seu futuro promotor te procure com um problema e você mostre a solução. Dessa forma, ele vai saber que você entende do seu produto e pode ajudá-lo novamente.

Segundo passo: Converter

Como converter esse visitante em lead? Oferecendo algo em troca. No Inbound, você vai estar em constante troca com o seu lead. Você precisa do e-mail dele? Telefone? Endereço? Então o que pode oferecer em troca disso?

Uma boa opção é um Webinar, onde você pede alguns dados da pessoa, e ela já se torna um lead. Sabe aqueles campos onde você coloca seu e-mail para ficar por dentro das novidades do blog? Ele não está lá a toa. Ele é uma oportunidade! Você vai oferecer uma newsletter em troca do contato da pessoa, por exemplo.

Terceiro passo: Fechar

Nessa hora que o seu lead já te conhece, já recebeu benefícios e já está pronto para se tornar cliente. Mande aquele e-mail caprichado falando sobre seu produto! Pode colocar um desconto para convencer ele mais. É hora de soltar a criatividade e ganhar um cliente.

Quarta passo: Encantar

Você já ganhou um cliente, então acabou? Jamais! É importante que ele se mantenha encantado pelo seu produto e vire um promotor da marca. Continue mantendo seu cliente atualizado, recebendo benefícios e com conteúdos ricos. Lembre-se que ele pode voltar a comprar seu produto. Quanto mais encantado ele tiver com a sua marca, maiores são as chances dele compartilhar isso com os amigos e familiares.

Resumindo

Primeiro você vai manter seus conteúdos atualizados para que o desconhecido chegue até você. Em seguida, apresentamos formulários, call-to-actions e landing pages que capturem dados desse visitante e o transforme em um lead. O lead chegou, e agora? Precisamos trazer esse lead para o nível de cliente, para em seguida ele se tornar um promotor da sua marca. Ufa!


Entendi, mas e o tal do sales?

O Inbound Sales é uma estrutura de venda moderna e que permite mais lucro. Você trabalha alinhado ao marketing digital, vendendo apenas para os leads preparados e qualificados pelo inbound marketing.

O Inbound Sales pode ser dividido em quatro partes:

Parte 1: Visitantes

Esse visitante vai chegar até você por meio de anúncios, redes sociais, google ou qualquer outra fonte de tráfego. Agora é importante cuidar de todo o seu conteúdo: mantenha ele atualizado e relevante para o seu público alvo. Tenha controle dos acessos e visitas dentro do seu blog, quais são os conteúdos mais acessados e buscados, quais as maiores dúvidas.

Parte 2: Leads

Nessa etapa, você vai atrair o seu visitante para um formulário de dados. Dessa forma, você consegue criar um contato com o seu lead.

Parte 3: Oportunidades

Agora os leads foram trabalhados pela equipe de marketing e estão prontos para receber o primeiro contato da equipe de vendas. Você já estudou seu lead e conhece suas dores, então esse é o momento de mostrar a solução que ele precisa. Essa é a hora de ligar ou mandar aquele e-mail caprichado e personalizado para ele.

Parte 4: Clientes

Hora de medir a satisfação do seu cliente!

Resumindo

Você vai ter estranhos transformados em leads, e em seguida em leads qualificados. Esse é o momento de utilizar um discurso personalizado e focado para as dores do seu lead. Dessa forma você encontrará a oportunidade para convertê-lo em cliente. Ufa de novo!


Agora entendi! Vamos aos mitos e verdades?

Inbound demora para trazer resultados

MITO. Você deve trabalhar com perspectivas de longo prazo, mas não precisa ser tão longo assim também! Uma boa estratégia de inbound pode gerar leads rapidamente. É preciso dedicar um tempo desenhando sua persona, enviando alguns testes e entendendo o que o seu cliente precisa e em qual momento. Seguir boas dicas e estratégias permitem que o seus resultados venham mais rápidos. 

Montei um blog e fiz uns ebooks, é inbound?

Dá uma olhada na imagem abaixo! Pois é, é um…MITO.

Utilizar marketing de conteúdo e material rico para auxiliar a estratégia de inbound é muitíssimo bem vindo, mas não é tudo. É preciso estudar e ter ferramentas que te possibilitem analisar e desenvolver essa estratégia. SEO, pensamento criativo, integração do CRM e ferramenta de automação, testes, métricas… A lista de coisas que você deve fazer antes de montar o seu fluxo é enorme.

Terei que pagar uma ferramenta de automação

VERDADE. É muito difícil conduzir a sua estratégia se não tiver um software ou uma ferramenta de automação te auxiliando. O RD Station ou o Hubspot podem ser grandes aliados nesse processo. Mas não entenda esse ponto como algo negativo, afinal os resultados do Inbound podem ser incríveis:

Inbound e Outbound não podem ser executados pelo mesmo profissional

MITO. O Lead Inbound é mais fácil de fazer uma primeira conexão, afinal ele já conhece a empresa e já se familiariza com ela. Nos Leads Outbounds é preciso criar essa conexão. Depois do primeiro contato, o processo de venda é similar.

Inbound Marketing são muitas habilidades em uma.

VERDADE. É preciso entender de SEO e mídias sociais, produzir conteúdo, desenvolver estratégias, analisar dados, conhecer de produção audiovisual, e muito mais. Por isso é importante ter uma equipe para isso. São muitas habilidades para ficar na responsabilidade de apenas uma pessoa.

Inbound é passageiro

MITO.  Você já pensou que nosso queridinho Inbound pode ser uma evolução da estratégia de marketing original? Podemos achar as semelhanças em: achar clientes potenciais, ganhar confiança e realizar vendas. Então podemos dizer que ele veio para trazer novidades para esse universo, e veio para ficar!

O Lead nunca chega pronto e com o problema claro

VERDADE. O Lead vai chegar até sua empresa através de um conteúdo estratégico. Após esse primeiro contato, você vai entender cada vez mais o problema desse lead e a melhor forma de solucionar, assim, vai trazer mais conteúdos, e-books, vídeo aulas, etc. Esse processo acontece por testes e análises do lead.

Agora que você conhece os mitos e as verdade desse universo, o que acha de aprender mais? A Mastertech, escola de habilidades do século XXI que transforma pessoas através de cursos imersivos, está com inscrições abertas para o curso de Inbound Sales e Marketing.

 

Você pode também gostar