fbpx

4 minutos de leitura

Como o design do seu app pode aumentar sua taxa de conversão?

O design de um aplicativo não é essencial apenas para reforçar o branding da sua marca, mas também para aumentar sua taxa de conversão, já que ele está diretamente relacionado à usabilidade e experiência do usuário, fatores que são determinantes para uma tomada de decisão eficaz.

Vamos descobrir mais sobre como o design do seu app pode aumentar sua taxa de conversão? Leia mais sobre os benefícios e como aplicar!

1. A relevância das cores

Em primeiro lugar, as cores do design do seu aplicativo são essenciais para manter uma consistência na identidade visual da marca.

Porém, cada tom pode causar um efeito diferente no usuário e complementar ou prejudicar a experiência dele no aplicativo.

Além de ser importante levar em consideração a psicologia das cores ao desenvolver um app, é válido lembrar que nem sempre a beleza para o design é a melhor opção para a usabilidade.

Em alguns casos, o público utilizador do app não conseguirá distinguir cores de baixo contraste. Resultado: você perde uma conversão por isso.

Por isso, a dica é usar o esquema de cores para selecionar matizes que ficam adequadas ao branding, mas também legíveis.

2. Barra de pesquisa

Se seu aplicativo é fundamentalmente um e-commerce, a barra de pesquisa deve estar visível logo na página inicial.

Por padrão, os usuários costumam procurar essa barra na parte superior central do app, ao lado do botão de menu.

Não esconda essa função e permita ao usuário ver o que ele já pesquisou anteriormente para aumentar a taxa de conversão.

3. Menos é mais!

Se, no momento da conversão do seu usuário, ele precisar digitar muitas informações em formulários extensos ou repetir seus dados, provavelmente alguns irão desistir.

As telas dos smartphones nem sempre permitem uma digitação confortável, por isso, invista em outras formas de preenchimento de formulário, integração com outras contas e histórico de compras anteriores.

Outra dica é investir em opções de “tocar, deslizar ou usar a impressão digital” em vez de digitar, pois isso facilita o uso do software e reduz empecilhos para cadastros.

Dessa forma você consegue simplificar as interfaces e deixar apenas o que é necessário para o usuário finalizar uma tarefa.

4. Design para pessoas com deficiência

Para alcançar mais pessoas, é ideal criar um design adaptável às pessoas com deficiência. Seja uma dificuldade motora, visual ou de audição, o design do seu app deve permitir, por exemplo, acionar um modo noturno ou de cores diferentes.

O próprio Google orienta a trabalhar com o contraste de cores e sublinhado em links para auxiliar pessoas com daltonismo.

Outra dica é permitir aumentar ou reduzir o tamanho das letras e nunca se esquecer dos alt-texts explicativos nas imagens.

Afinal, você já parou para pensar em quantas conversões já perdeu por não ter um app acessível?

5. Auxilie o usuário em sua trajetória

É ilusão pensar que, mesmo seu cliente mais antigo, saberá usar todas as ferramentas do seu aplicativo sem precisar de uma ajudinha.

Considere que seu usuário está começando a usar o software do zero, por isso, use títulos nos ícones para auxiliar e dicas visuais.

Assim você não precisa depender do usuário adivinhar as funções.

Também não crie termos novos, mesmo que eles façam sentido com seu negócio. Use termos comuns no seu nicho para gerar familiaridade.

Por último, saiba quando solicitar a permissão do usuário para acessar seus dados. É importante fazer isso sem assustá-lo e perder uma conversão logo no início.

É mais indicado deixar o usuário explorar um pouco o aplicativo, ver seus benefícios e em funções específicas, solicitar o acesso aos dados.

Gostou de saber as dicas de como o design do seu app pode aumentar sua taxa de conversão? Então deixe um comentário!

Você pode também gostar