6 minutos de leitura

Entender como calcular o return on investment (ROI) é uma habilidade estratégica essencial para que profissionais de tecnologia justifiquem seus projetos e demonstrem visão de negócio dentro da empresa.

Porém, quando se trata de Tecnologia e Inovação, este cálculo não é tão fácil quanto parece. Projetos de transformação digital contínuos, sem data de término e com resultados intangíveis podem afetar a medição e, consequentemente, dificultar seu processo de aprovação interna. 

Neste artigo, traremos alguns caminhos para medir o retorno de projetos de Tecnologia. Acompanhe!

ROI previsto vs. real

Enquanto o ROI previsto é calculado com base nos custos estimados, receitas e outras suposições para determinar quanto lucro um projeto provavelmente gerará, o ROI verdadeiro é gerado a partir de um projeto entregue.

Embora esses cálculos sejam simples, eles se tornam complexos em determinados projetos relacionados à transformação digital e à melhoria de processos internos. Isso porque eles normalmente são contínuos e nem sempre têm um retorno direto em investimento, fazendo com que a teoria do ROI previsto vs. real não seja a melhor forma de medir o seu sucesso. Por isso, listaremos a seguir 4 caminhos para medir o retorno de um projeto de Tecnologia de acordo com seu escopo e características.

 

4 maneiras de medir o retorno de projetos de Tecnologia 

1 – Satisfação dos clientes 

Embora nem todo desenvolvimento de produto digital esteja relacionado à aquisição de novos clientes, a maioria deles tem o consumidor como foco principal. Dito isso, melhorias implementadas por projetos de tecnologia podem ter métricas quantitativas para medir seu sucesso, como é o caso da satisfação dos clientes.

A aplicação de pesquisas NPS (net promoter score), por exemplo, é uma forma simples de avaliar a percepção do consumidor. Se usado para medir o retorno de um projeto de tecnologia, como no caso de uma nova funcionalidade no site, por exemplo, o campo de pesquisa pode ser incluído exatamente na página onde a melhoria foi feita, e o resultado pode ser comparado com pesquisas anteriores para entender se houve aumento da satisfação dos clientes.

Se, ainda assim, essa métrica não for suficiente para justificar um investimento em tecnologia e inovação, outro caminho é verificar se, a longo prazo, o aumento da satisfação do cliente impactou as taxas de rotatividade, fazendo com que mais clientes se mantenham fiéis à empresa.

 

2 – Aumento da eficiência

Nos projetos de Tecnologia relacionados à automação de processos e otimizações internas, calcular o retorno é mais simples do que parece. Para isso, basta comparar se, após a implementação da melhoria, houve aumento na eficiência da equipe, o que consequentemente impacta nos resultados do negócio.

 

3 – Melhora na cultura organizacional

Como bem sabemos, os impactos da transformação digital podem ser vistos não apenas diretamente nos resultados financeiros , mas também no impacto que essas mudanças trazem para a cultura da empresa.

Aumento na proatividade,  queda na abstinência e menor turnover podem ser indicativos de que um projeto de tecnologia e inovação trouxe os efeitos esperados dentro da empresa.

 

4 – Maior facilidade na tomada de decisão

A tomada de decisão estratégica deve ser embasada na tecnologia. Isso porque é preciso ter sistemas integrados que permitam o cruzamento de dados e a visualização clara das informações para a geração de insights.

Um projeto de Data Visualization, por exemplo, é essencial para uma melhor tomada de decisão, fazendo com que gestores tenham maior segurança para agir, sem ter que investir muitas horas para manusear dados.

Pensando nisso, é possível medir o retorno de projetos relacionados à relatoria ao analisar a quantidade de horas economizadas pelas equipes de negócios para tomar suas decisões, bem como verificar se o índice de assertividade nas decisões subiu depois que o projeto de dados e relatórios foi implementado.

Aprendendo a calcular o retorno de projetos de formas qualitativas e não apenas quantitativas, profissionais de tecnologia podem aumentar sua visão estratégica e consequentemente, garantir aprovação de suas ideias perante à diretoria da empresa, demonstrando o potencial que a transformação digital tem para alavancar os resultados do negócio.

 

 

Se, mesmo assim, você sente dificuldade em mensurar o retorno de projetos de tecnologia e deseja contar com equipes especializadas para potencializar seus resultados qualitativos e quantitativos, conheça a BossaBox e saiba como um outsourcing de TI pode ajudá-lo. Entre em contato e converse com um de nossos especialistas.

 

Você pode também gostar