3 minutos de leitura

“O Software está engolindo o mundo”, famosa frase escrita por Marc Andreessen em 2011. Desde então, a capitalização de mercado de empresas de tecnologia quase triplicou. Diante do rápido e agressivo avanço tecnológico, as organizações precisam se mover aceleradamente para estarem à frente da inovação e da concorrência, tal velocidade faz com que cresçam de forma ainda mais complexa e necessitem da colaboração de profissionais cada vez mais competentes.

Em frente a esse cenário, a demanda por profissionais de tecnologia cresceu como nunca nos últimos tempos, assim como o poder de barganha dessas pessoas. Mas, se elas são o ingrediente principal para o sucesso, é preciso que sejam prioridade no processo.

Muito se fala sobre evidências de que as iniciativas em inovação te permitem alcançar o máximo de retorno sobre investimento (ROI), mas, mesmo se você tiver a melhor tecnologia do mundo, a primeira coisa que precisa levar em conta é se seu time está disposto a fazê-lo.

 

Cultura Digital

Um estudo da Boston Consulting Group mostrou que empresas que focam em implementar uma cultura digital, ao invés de apenas utilizar uma nova tecnologia, são cinco vezes mais propensas a atingir alta performance do que as que não fazem. Essas empresas são formadas por profissionais confortáveis com a incerteza e com capacidade de agir com agilidade, por isso elas se diferenciam do mercado e entregam valor constantemente aos seus clientes.

Além disso, uma cultura digital consolidada contribui para maior motivação do time, as pessoas entendem os porquês do que estão desenvolvendo, se sentem parte do processo e se tornam mais engajadas com o resultado. O futuro do trabalho já nos mostra algumas tendências que estão transformando as relações de trabalho e a importância da pessoa colaboradora se sentir parte do processo.

Quer saber como construir um time de alta performance? Aqui vão algumas dicas para maximizar a eficiência de profissionais de tecnologia:

 

Time de alta performance

Visão e objetivos claros 

Times de alta performance têm objetivos claros e trabalham incansavelmente para alcançá-los. Assim que um objetivo é alcançado, começam a trabalhar no próximo. Não é sobre trabalhar sem parar, e sim desenvolver o que importa naquele momento, agir com assertividade. Times que possuem dificuldade com priorização sentem falta de algo a que se referir: uma visão clara a atingir.

Comece pelo básico: se quer que seu time caminhe na direção do sucesso do seu produto, certifique-se de conectar uma visão compartilhada com as pessoas e traçar objetivos sólidos. Uma boa prática para conseguir compartilhar como está o andamento do time, além de trazer mais autonomia e responsabilização, é deixar reuniões pré-estabelecidas com o objetivo de mostrar como está o desempenho das pessoas e como foi o andamento diante das metas definidas.

Após isso, procure sempre saber se há alguma dificuldade no meio do caminho e bloqueie as distrações, relembrando o motivo e propósito de todas as ações. Aja com assertividade: sempre em torno das estratégias que levam ao objetivo principal.

Primeiro outcome, depois output

Com as metodologias ágeis e pensamento lean avançando rapidamente no mundo da tecnologia, muitas empresas querem que o time desenvolva seu produto digital o mais rápido possível e com o mínimo de bugs no processo. É um sonho de qualquer pessoa, não é mesmo? Mas, esse pensamento traz de volta o antigo mindset de manufatura, em que as pessoas assumem que ter mais código é, de alguma maneira, melhor para os clientes e para a empresa.

Sendo assim, os times focam apenas no output (quantidade de funcionalidades entregues) e ignoram o outcome (indicadores importantes para o cliente e para o negócio que podem ser mensurados pelo time).

Profissionais que trabalham dessa maneira tendem a:

  • Não focar nos objetivos do produto;
  • Continuar trabalhando em funcionalidades que não são usadas pelo usuário;
  • Definir sucesso como a quantidade de funcionalidades no ar.

No entanto, para conseguir entregar valor, é preciso entender o impacto que você quer gerar (outcome). Depois disso, pensar na solução que atenderá esse impacto e sempre focar nesse objetivo principal.

Essa mudança pode parecer simples, mas fará com que seu time realmente se considere dono do produto e aja como tal, ao invés de apenas fazer as atividades e marcar checklists.

Gestão de profissionais e foco nas prioridades

“Quando pensamos que somos multitarefas acreditamos que estamos sendo produtivos, enquanto estamos de fato, ocupados. Ao fazer isso, o cérebro fica o tempo todo desviando rapidamente a sua atenção para outro lugar.” Michal Harris. Seguindo o mesmo raciocínio da antiga manufatura de “quanto mais você faz, mais você entrega”, as pessoas multitarefas desenvolvem muitas atividades em paralelo, o que pode diminuir muito a qualidade do que é entregue.

Sendo assim, podemos citar alguns problemas de seguir esse processo:

  • Concentração é perturbada;
  • Memória é corrompida;
  • Performance é prejudicada;
  • Nível de estresse pode subir consideravelmente.

Logo, para aumentar a alta performance do seu time, é preciso guiar as pessoas em torno de focar em um passo por vez. Primeiro, finaliza-se uma atividade e depois se inicia outra.

Diversidade do time para gerar criatividade

Ser diferente é uma vantagem para equipes de alta performance. Diferenças de origem, raça, gênero e experiências sinalizam para a equipe que a diferença é benéfica e deve ser preservada.

Uma pesquisa da Harvard Business revela que organizações que investem em diversidade têm seus conflitos reduzidos em até 50%, além de contarem com pessoas 17% mais engajadas, que vão além de suas atividades.
Sabe-se que um time diverso promove um ambiente mais rico e respeitoso, as pessoas se sentem mais confortáveis no dia a dia e apresentam resultados mais consistentes. 

 

Conclusão

Contratar profissionais de tecnologia é difícil, construir um time de alta performance é mais difícil ainda. A maneira que o time trabalha é o que irá definir se a sua empresa vai sobreviver ou morrer. A boa notícia é que você acabou de descobrir como fazer isso e uma notícia ainda melhor é que você pode contar com fornecedores para te ajudar nesse processo. 

Aqui na BossaBox nós somos especialistas em aquisição de profissionais, alocação em squads e gestão de times para desenvolvimento de produtos digitais. Apostamos na definição de objetivos com clareza e colaboração, squad dividido em responsabilidades delimitadas e continuamos em busca de ampliar a diversidade dos nossos talentos. 

Quer conversar com as nossas pessoas especialistas?

Você pode também gostar