3 minutos de leitura

Se você precisa de programadores para realizar qualquer tipo de serviço, seja em uma pequena e média empresa ou startup, já deve ter notado que nem sempre é fácil explicar exatamente o que você precisa para seu projeto e entender todos os detalhes da realização do serviço.

Quando não compreendemos exatamente a técnica do serviço que estamos contratando, tendemos a cometer erros no planejamento do projeto, estabelecimento de prazos e negociação de mudanças durante cada etapa.

A sensação é a de que os atrasos e entregas que não correspondem ao que foi pedido estão sendo justificadas a partir de conceitos desconhecidos como forma de enganação, e essa é uma das principais razões para a insatisfação de muitos profissionais em contratar desenvolvedores para os projetos.

Mas e se você entendesse mais à fundo do serviço de programação? Você teria comunicações mais consistentes, contrataria profissionais realmente capacitados para seu projeto, criaria um plano e prazos mais realistas para a realização de cada trabalho.

Por que é tão importante aprender a programar?

O primeiro ponto citado é um dos mais importantes: como gestor de um projeto que entende de programação, você vai falar a mesma linguagem que seus desenvolvedores. Você não precisa ser o melhor programador do lugar e nem é esse seu objetivo, mas aprender a programar te permite solicitar mudanças em um projeto sem medo de ser enganado e de forma mais consistente, conhecendo as limitações do serviço.

Um aprendizado em programação vai te fazer perceber que realmente não dá para mudar tudo na última hora. Com um senso mais empático sobre sua equipe, você vai compreender as frustrações de lidar com código e contabilizar os erros e problemas que podem ocorrer ao longo do tempo para determinar prazos mais corretos.

E isso começa logo na hora de contratar seus desenvolvedores. Se você perguntar sobre um problema específico de programação para um desenvolvedor durante a contratação, ele souber como resolver e você entender o que ele está falando, com certeza será um ponto a mais na hora de contratar pessoas realmente aptas para o serviço. Compreendendo o trabalho que será feito é muito mais fácil formar equipes fantásticas, que funcionam bem juntas.

Aprender a programar é se empoderar para lidar com uma equipe entendendo de cada etapa, sabendo conversar com cada profissional e exigindo o trabalho da forma que foi combinado. É importante ter em mente que, em um curso breve de programação você não vai deixar de precisar de um profissional experiente para fazer um site profissional, por exemplo, mas com certeza vai poder garantir resultados melhores discutindo o código sem medo.

Ter um background sólido de programação te dá a habilidade para se relacionar melhor com sua equipe, contratar melhores profissionais e lidar e com todos os detalhes que envolvem seu projeto. O curso Aprenda a programar em um final de semana da Mastertech é ideal para adquirir os principais conhecimentos que te impulsionam à melhores projetos. E a notícia boa é que pela BossaBox você tem 10% de desconto nesse e em outros cursos de programação! É só digitar o cupom bossa-10 e fazer sua inscrição com desconto.

Você pode também gostar