8 minutos de leitura

Escrito por Larissa Chinaglia, Inbound da Mastertech

Se você tem um negócio, você precisa de marketing. Isso não é segredo para ninguém, certo? Mas como podemos aplicar tudo que envolve o marketing na prática? O agile marketing é uma estratégia de gerir os seus projetos de forma acelerada e com objetivos claros.

Os desafios dos profissionais de marketing demonstram um pouco do cenário corrido que envolve marketing de conteúdo, SEO, mídias sociais, co-marketing, e diversas outras táticas que podem trazer um ótimo ROI. No estudo State of Agile Marketing 2016, as respostas à pergunta sobre os desafios foram:

– Desenvolver campanhas criativas e inovadoras;

– Escalar os esforços de marketing conforme a empresa cresce;

– Mover-se de maneira rápida para manter-se de acordo com as mudanças do mercado e concorrentes;

– Lidar com um volume alto de demandas que chegam à equipe de marketing;

– Encontrar, conhecer e integrar novas tecnologias de marketing.

Quando chega na hora de colocar as ações de marketing em prática, podemos nos deparar com diversos problemas: uma equipe pequena, pouco tempo, orçamento controlado, e por aí vai. Se não desenvolvermos uma boa organização, não é possível colocar o marketing em prática. E para isso, precisamos dar uma chance para o agile marketing. Por isso, vamos conversar sobre o marketing e sobre as metodologias ágeis.

Mas afinal, o que é agile marketing?

É forma de trabalhar que ajuda a aumentar a produtividade, entregar resultados melhores e fomentar a inovação. A ideia desta estratégia é dividir o problema em tarefas menores e realizá-las em ciclos. No final do ciclo, uma parte do projeto é entregue. A grande vantagem é manter o equilíbrio entre um bom planejamento e a flexibilidade necessária para lidar com mudanças de última hora.

Pode até parecer um pouco confuso, mas na hora de colocar em prática tudo fica mais claro. E para colocar em prática, você vai precisar entender sistemas como o Scrum ou Kanban.

Scrum

O Scrum é um framework para gerenciamento de projetos complexos, sendo um dos métodos ágeis mais populares do mundo. Ele tem possibilitado entregas em menor tempo e com mais valor agregado para o cliente. Escrevemos um artigo bem completo sobre a metodologia Scrum. Você também pode aprender sobre a metodologia Scrum em uma aula gratuita da Mastertech, escola de habilidades do século XXI.

Kanban

A metodologia kanban agile utiliza cartões coloridos que indicam as tarefas que precisam ser feitas, as tarefas que estão sendo feitas, e as tarefas finalizadas. Basicamente, se usam quadros com colunas em quem se definem estágios de um fluxo de trabalho, geralmente estes:

– Tarefas (ou To Do)

– Planejar

– Desenvolver

– Testar

– Implantar

– Feito (ou Done)

Conforme as tarefas seguem este fluxo, elas vão sendo deslocadas para a coluna seguinte, o que facilita o controle visual de quantas tarefas estão em andamento, em que estágio se encontram e se alguma delas está travada em alguma etapa do processo.

Recomendamos o uso de ferramentas digitais para que todo esse trabalho seja facilmente compartilhado com sus colegas. Sugerimos o Trello e o Jira.

Além disso, nós escrevemos um artigo sensacional sobre nossas ferramentas preferidas para gerenciar projetos complexos de software, com certeza você vai conseguir aplicar parte desse conhecimento para sua estratégia de marketing.

Como colocar em prática?

No Marketing Tradicional, o planejamento é de médio a longo prazo, com ciclos de seis a doze meses. Nesse período são determinadas métricas e ações com orçamentos definidos para cada uma delas.

Mas vamos pensar no cenário atual: diversos canais e conexões entre empresas e visitantes, o Google mudando os algoritmos de pesquisas, o Facebook fazendo alterações para o alcance orgânico das publicações. Como podemos encaixar o planejamento tradicional nessas mudanças? Com isso, colocamos o Agile Marketing em ação.

Com tantas alterações em jogo, não podemos mais nos dar ao luxo de revisar o planejamento a cada seis meses ou até uma vez por ano. Precisamos manter uma constância para gerar melhores resultados no marketing de conteúdo, nos fluxos de inbound e nas mídias sociais. Além disso, não podemos esquecer que é importante organizar as equipes e entregar os projetos dentro dos prazos.

Primeiro passo para colocar em prática é ter um conhecimento básico sobre gestão ágil. Após isso, basta deixar a ideia dos softwares de lado um pouco, e começar a aplicar dentro do marketing!

Os 12 princípios na prática!

Quando foi criada, a metodologia ágil trouxe 12 princípios, e é incrível como uma metodologia de trabalho criada para outro segmento de atuação pode ser tão relevante para o marketing.

1. A prioridade é satisfazer o cliente: Satisfazer o cliente não é só no final da sua campanha, mas sim um esforço contínuo. Assim como o processo também não termina quando a pessoa compra, mas deve ser mantido com processos de pós-venda eficientes.

2. Mudanças de requisitos fazem parte do jogo: Sabe quando aquela campanha não gera o resultado esperado? Ou quando surge aquele meme e você precisa aproveitar o timing certo? Então, mudanças fazem parte do jogo dentro de marketing. O importante é entrar no jogo e satisfazer as necessidades.

3. É preciso entregar valor com frequência: Entregar um conteúdo relevante é a melhor forma de guiar a pessoa até a decisão de contra durante as 3 etapas do funil.

4. Unir competências é essencial: Quanto toda a equipe interna participa, os resultados dos projetos são melhores. A união entre profissionais de marketing, de vendas, e até dos demais setores é fundamental para manter os clientes.

5. Equipes motivadas rendem mais: Esse tópico fala por sí só. Manter os colaboradores motivados (através de treinamentos, ambiente favorável, aprendizado, etc) interfere diretamente nos resultados alcançados.

6. A comunicação deve ser clara e aberta: Você já integrou os setores e já está esperando que juntos tragam resultados melhores? Agora falta garantir que a comunicação será clara e aberta entre eles.

7. Estratégias funcionais superam planos detalhados: A ideia é manter uma estratégia que possa ser colocada em prática e gere resultados com iterações ao longo do caminho. A melhor forma de medir o sucesso é observando os dados reais e não apenas as situações testes.

8. Processos ágeis são sustentáveis: Quando os processos são simples e ágeis é mais fácil manter o nível e o ritmo de trabalho entre os envolvidos no projeto, com isso os resultados se tornam melhores.

9. Atenção a excelência técnica aumenta a agilidade: Prestar atenção aos detalhes permite que os erros possam ser descobertos com antecedência, o que permite que pouco trabalho seja refeito.

10. Simplicidade reduz desperdícios: No manifesto essa qualidade é considerada uma arte. Quanto mais simples os processos, menor o índice de desperdícios. Com isso conseguimos reduzir o tempo, o dinheiro e a energia gasta no projeto.

11. Times auto-organizáveis projetam melhores experiências: Para atender perfeitamente às demandas que recebem, é fundamental que o time tenha capacidade de se organizar por conta própria.

12. Nada melhora sem avaliação de desempenho: Para entender os resultados é importante estar sempre focado nas métricas. São elas que nos dizem quando devemos mudar o nosso planejamento, tanto coletivo quanto individual.

Marketing Tradicional vs Agile Marketing

Marketing Tradicional:

– Planos longos com documentos e apresentações extensas

– Campanhas grandiosas, com recursos de pesquisa extensos e processos de aprovação burocráticos

– Lançamento de campanhas após meses de trabalho

– Avaliação de resultados após o fim do processo

Agile Marketing:

– Construção de planos enxutos em curtos períodos

– Buscar melhores soluções rapidamente, trazendo a forma mais rápida e eficiente de testar as ações propostas

– Mensurar resultados e realizar os ajustes necessários

– Documentar aprendizados para que erros não sejam repetidos e as conquistas sejam replicadas

Tem beneficios mesmo?

Se você ainda não conseguiu enxergar as vantagens do Agile Marketing na sua empresa, citamos os principais benefícios de você reunir seu time nesse momento e conversar sobre as mudanças que podem ocorrer com esse método novo:

Maior poder de entrega e execução: Sua equipe conseguirá realizar mais coisas. Com o agile marketing, será  possível evitar o retrabalho, além de priorizar as tarefas mais importantes, o que permite que sua equipe tenha mais tempo para realizar outras tarefas.  

Alinhamento com as prioridades: Com os métodos Scrum ou Kanban, todas as tarefas ficam visíveis, o que melhora o alinhamento da equipe e das prioridades.

Comunicação aprimorada: Já que as tarefas estão bem visíveis e alinhadas, a comunicação se torna mais fluida em toda a empresa.

Adaptação às mudanças: Por adotar planejamentos mais curtos e se preocupar em buscar as formas mais rápidas, você e sua equipe desenvolveram a capacidade de adaptação às mudanças.

Marketing ágil exige que você mantenha um ritmo constante, uma equipe motivada e com recursos necessários. Sem isso você terá uma máquina desgastada e pronta para parar de funcionar. Gostou desse assunto? Quer se aprimorar mais? A Mastertech é uma escola de habilidades do século XXI tem cursos na área de Marketing e de Gestão de Projetos Ágeis. E você ainda pode conhecer mais sobre Metodologias Ágeis em uma aula totalmente gratuita!

 

Você pode também gostar