fbpx

4 minutos de leitura

No mundo da tecnologia, onde a inovação é a grande valorizada, os grandes líderes que vêm à mente quase imediatamente incluem pessoas como Steve Jobs e Bill Gates. As admiráveis habilidades de liderança desses indivíduos, combinadas com sua abordagem visionária para solucionar problemas de negócios, os diferenciam em uma indústria altamente competitiva. Suas realizações tiveram um enorme impacto sobre as pessoas em todas as esferas da vida.

Independentemente de você estar em uma posição de gerência ou buscando avançar com sua empresa neste campo dinâmico e em rápido crescimento, ajuda saber quais habilidades você precisa desenvolver ou buscar para o seu profissional de tecnologia.

Com um grande esforço para modernizar os processos de negócios implementando os mais recentes avanços de TI, o talento tecnológico está em alta demanda. Os gerentes que estão sob pressão para encontrar o profissional perfeito precisam ficar atentos.

Para realmente se destacar, algumas habilidades e características refletem como o candidato aborda a indústria e traça seu caminho através dela. Aqui estão as principais delas.

1. Tem paixão por tecnologia e resolução de problemas

Um profissional de tecnologia precisa ser apaixonado por seu trabalho para dar conta. Tanto no passado quanto no presente, ele precisa estar babando com o que há de mais moderno em tudo, enquanto sente uma pontada de nostalgia ao ver uma unidade de disco zip, por exemplo. Para um técnico, um mau funcionamento não é uma dor de cabeça, é uma chance de aprender algo novo.

2. Conhece dados e sabe como gerenciá-los

Enquanto para as pessoas comuns o tamanho dos arquivos que manipulam e a velocidade com que navegam na Internet pode ser um mistério, para os técnicos é tão básico quanto conhecer o seu próprio bairro.

3. É versátil

Um profissional de TI bem-sucedido certamente tem um nicho. Entretanto, todos os profissionais de tecnologia precisam entender de suporte técnico. Eles podem se especializar em segurança na nuvem, gerenciamento de big data ou design de site, mas em um piscar de olhos podem resolver qualquer problema de tecnologia.

4. Vê como a tecnologia e os negócios se cruzam

O conceito de um técnico inconsciente do valor do que ele ou ela faz em uma empresa é antigo. Entretanto, o profissional de TI de hoje se sente mais confortável na sala de reuniões do que na sala de servidores, participando ativamente dos processos de negócios e compreendendo seu grande impacto no meio disso.

5. Pode descrever conceitos de tecnologia em termos gerais

Não há dúvida de que os profissionais de TI falam em seu próprio idioma, mas os bem-sucedidos podem desacelerar e explicar um problema e sua solução em termos que qualquer pessoa possa entender, e até se entusiasmar com isso.

6. Nunca deixa de aprender, certificar e transmitir conhecimento

Profissionais de TI bem-sucedidos estabelecem uma base sólida para seu conhecimento de tecnologia, com certificações importantes. Em seguida, passam a vida desenvolvendo esse conhecimento, aprendendo ainda mais e compartilhando com outras pessoas.

7. Salienta a segurança e a boa administração

Os profissionais de TI não querem apenas resolver proteger um sistema, eles querem entendê-lo completamente. É por isso que eles enfatizam a disciplina. Um profissional de TI de qualidade sabe que a primeira linha de defesa para manter sua empresa segura e eficiente é protegê-la contra erros humanos.

Assim como um profissional de tecnologia trabalha duro para adquirir habilidades técnicas, você também pode treinar para se tornar um grande líder em tecnologia. Você não precisa se tornar um super astro do Vale do Silício, você pode apenas adquirir habilidades de tecnologia por meio do compromisso de melhorar o seu negócio.

Na Mastertech você tem os meios para fazer isso! Conheça o curso de desenvolvimento web Full Stack para aprender os principais conceitos de desenvolvimento para a internet e como aplicá-los na prática por meio de linguagens de programação e ferramentas específicas.

Você pode também gostar