fbpx

7 minutos de leitura

Terceirizar o desenvolvimento de software em uma empresa é uma solução bastante comum com diversos benefícios para gestores(as). Além de permitir que a organização lide com demandas de modo mais descomplicado, é ideal para grandes organizações com equipes de TI que estão sobrecarregadas, não entregam os resultados esperados ou estão com problemas de gestão.

Mesmo assim, muitas dúvidas ainda afastam os(as) líderes da adoção de uma estratégia similar. Por isso, vamos explicar 6 vantagens de terceirizar o desenvolvimento de software que ilustram por que você deve se atentar para essa prática. Acompanhe!

1. Equipe especializada e ágil

Contratar equipes externas é uma estratégia interessante para otimizar a produtividade de sua empresa e agilizar as entregas. Isso porque times especializados geralmente trabalham com metodologias ágeis e de ponta, oferecendo um serviço fluido, validado com o mercado e com menos problemas inesperados. A experiência dos(as) membros(as) em diferentes projetos auxilia no planejamento e desenvolvimento, pois ajuda na solução de questões de risco com maior facilidade.

Encontrar profissionais que realmente consigam agregar qualidade nos projetos internos não é uma tarefa fácil. Esse problema fica ainda pior se o foco da empresa não é tecnologia, mas ela precisa contratar pessoas para a área.

Geralmente, essa questão custa muito tempo e dinheiro para as organizações, sendo que a falta de qualificação no mercado prejudica ainda mais. Por isso, o setor de TI de muitas empresas se torna um entrave operacional, com resultados limitantes e ausência da expertise necessária. Com uma equipe externa devidamente preparada, a gestão consegue facilmente se conectar com uma mão de obra especializada e alinhar os resultados às expectativas, com um processo ágil.

2. Otimização do tempo

Outro ponto é a otimização do tempo de produção. Contar com times especializados é uma boa estratégia para reduzir os prazos de desenvolvimento e gerar resultados rápidos, ágeis e com uma qualidade consistente. Assim, é possível suprir demandas maiores com bastante organização e com a certeza de que os processos serão previsíveis e confiáveis.

No geral, sobra mais tempo para a gestão interna. Ela precisará se dedicar menos para solucionar problemas de TI, produto e questões técnicas referentes aos projetos, pois poderá confiar nos parceiros(as) contratados(as). O time externo estará 100% focado, por essa razão, os resultados serão mais rápidos. Isso, consequentemente, gera agilidade e velocidade para toda a empresa, para os outros setores e responsabilidades também.

3. Acesso à tecnologia

Outra vantagem interessante é o fato de que a contratação de equipes externas coloca as empresas em contato com tecnologias modernas e inovadoras. Como já mencionado, esses times de desenvolvimento são focados em oferecer esse tipo de serviço, logo, buscam sempre as melhores abordagens e ferramentas, a fim de aperfeiçoar os processos e os sistemas desenvolvidos.

Quando essas equipes externas são tratadas como parceiras de Transformação Digital da sua empresa, elas podem até contribuir com o amadurecimento dos times internos e influenciar a corporação a adotarem algumas das estratégias.

Essa questão pode ser interessante até mesmo como um fator competitivo, já que, dessa forma, a empresa observa aspectos que são demandados pelo mercado atual e se adapta às necessidades recorrentes. O objetivo é satisfazer melhor os(as) clientes e conquistá-los(as) com um valor diferenciado.

4. Economia de recursos

Outra vantagem de terceirizar o desenvolvimento de software que vale destaque é a economia de recursos. Quando contrata uma equipe especializada de fora, a empresa dispensa a necessidade de comprar equipamentos, pagar licenças de software e montar e manter uma infraestrutura interna. Por isso, economiza bastante dinheiro, que pode ser investido em outros aspectos do negócio.

Da mesma forma, a evolução dos projetos e o uso de tecnologias modernas não dependem diretamente da contratante, por essa razão, não há necessidade de gastar com esses aspectos.

Geralmente, esses serviços envolvem pagamentos simples e formas de comunicação que facilitam as despesas para os clientes. Assim, é possível utilizar essas soluções sem descontrolar os gastos, ou seja, com a garantia de equilíbrio na administração financeira da organização.

5. Foco no core business

Outra característica vantajosa é o fato de que as empresas contratantes ganham mais tempo e recursos para focar no core business. Isso é muito comum com o caso de corporações que não pertencem ao ramo de tecnologia, mas precisam de equipes de desenvolvimento. Caso prefiram não contratar terceirização, essas organizações têm que lidar com 100% das demandas internamente, o que requer bastante esforço e a necessidade de contratação de pessoas qualificadas.

Contudo, com equipes externas, as empresas ficam livres para se concentrarem no serviço principal que oferecem e aperfeiçoarem o trabalho dentro do mercado em que estão inseridas. Os(as) colaboradores(as) focam as questões mais estratégicas referentes ao núcleo do negócio e contribuem melhor com o crescimento, enquanto os times externos de tecnologia podem dar vazão a iniciativas de inovação.

Assim, a gestão pode se organizar melhor para estabelecer e cumprir metas de negócio. A parte de tecnologia se comunica com os outros setores, mas o setor não representará mais uma responsabilidade grande demais para os(as) líderes. Isso melhora até mesmo a forma como a área é vista internamente.

6. Escalabilidade

Outro aspecto que está relacionado com o anterior é o foco na expansão do negócio. Terceirizar o desenvolvimento de software oferece o suporte que gestores e líderes precisam para buscar o crescimento da empresa, com expansão das atividades e exploração de novas oportunidades e novos mercados. Afinal, sobram mais recursos para que a organização invista no próprio negócio e planeje bem a evolução.

Mas, além disso, a contratação de equipes externas possibilita que a produção aumente de acordo com a demanda e com facilidade, ou seja, de maneira escalável. Sempre que houver necessidade, as iniciativas podem agregar mais pessoas preparadas e equipamentos para serem utilizados, sem que esse fator seja uma preocupação da gestão interna. Os(as) parceiros(as) cuidam dessa questão e fornecem a base para o crescimento saudável.

Contar com times especializados para o desenvolvimento de sistemas é uma estratégia eficiente, que funciona como um suporte para a gestão com redução de custos, aumento de agilidade, produtividade, economia de tempo e recursos, bem como escalabilidade para os projetos e demandas internas. Para quem busca essas vantagens, a BossaBox é uma opção interessante, pois conecta grandes empresas com equipes externas curadas especificamente para as necessidades de cada projeto.

Assim, empresas que estão com times de TI engargalados podem dispor de tecnologias modernas e avançadas para suas iniciativas de inovação e focar em sua estratégia e nos próprios objetivos dentro do mercado em que atuam.

Gostou deste conteúdo? Agora que você já sabe as vantagens de terceirizar o desenvolvimento de software, conheça os benefícios de ter um time de desenvolvedores e designers remotos.

Você pode também gostar