2 minutos de leitura


É muito mais do que abrir uma empresa, é uma declaração de amor.

Startups têm uma peculiaridade. Elas proporcionam um espaço em que a competição é igualada. Velho, novo, mulher, homem, experiente, formado. Tanto faz. Você pode abrir uma empresa com o computador de casa nos dias de hoje. Essa é a beleza.

Mas antes de começar a recrutar o time, moldar a cultura, alugar escritório você precisa se perguntar: o que diabos estou fazendo? Eu que deveria fundar essa startup? Por quais motivos estou fazendo isso?


Você não deveria começar uma startup

…só por querer começar uma startup. Ser empreendedor é pura paixão, é tesão, é acordar feliz porque é segunda-feira. É não tirar a cabeça de como aumentar o tráfego, como melhorar o produto. É ter um olho no presente e outro na missão. Não é pra qualquer um.

Ser empreendedor requer mais do que o desejo de ter uma empresa. Requer mais do que o desejo de ter dinheiro. Existem muito outros jeitos de ficar rico mais rápido, pesquise.


Você deveria começar uma startup

…se você enxerga um segredo que ninguém mais vê. Se você se sente atraído por um problema tangível que só poderia ser solucionado se você fundasse uma empresa. Um problema que te faz perder o sono. “Meu deus, como ninguém não pensou nisso ainda?”. Essa frase que deveria te levar a começar uma empresa.

Essa paixão em solucionar problemas da sociedade é a gasolina pra crescer a empresa mesmo quando você não tem dinheiro pra comprar desodorante.

Essa paixão vem antes de tudo, até mesmo da startup. No final das contas, tudo se resume à motivação, ao tesão. À vontade de quebrar com as barreiras tradicionais de um mercado de trabalho chato e muito pouco criativo.

Empreender é lindo, é legal e é a melhor coisa que me aconteceu. Seus olhos se abrirão de uma forma que você não vai acreditar. Aprender vai se tornar uma coisa interessante. Você começa a evoluir sem nem perceber. Você vai adquirir um senso de importância e de propósito, afinal a empresa é sua. Mas você tem que amar. Tem que ser fácil ver seus amigos com VR e você em dívida e pensar “vale a pena, espera um pouco”.

Muitas vezes você vai se sentir desmotivado. Vai se sentir o maior idiota que pousou nesse planeta. Mas não importa, no final do dia eu sempre acabo com um sorriso no rosto pensando na BossaBox.


 

Você pode também gostar